Close

20/09/2018

Você conhece o CPM?

O Comitê de Processos e Melhorias (CPM) é um grupo de trabalho interfuncional (várias áreas e processos) e tem como missão dar a continuidade vital ao Planejamento Estratégico adotado pela Diretoria, de forma ágil e precisa com as diferentes equipes de trabalho e negócios da empresa.

Esse comitê temporário atua como uma assessoria ligada diretamente ao Diretor Executivo e diretores e é responsável em orientar, criticar e apresentar os desdobramentos de ações planejadas e realizadas junto aos fatores críticos de sucesso (FCS) para o melhor desempenho das pessoas, desdobrados nos Indicadores Chaves de Processos (KPI´s).

Como objetivos gerais, o CPM buscará principalmente aproximar o nível estratégico da organização (donos do negócio) com os níveis tático e o operacional (lideranças e equipes) para garantir o entendimento e execução eficiente das estratégias definidas. Além disso, uma vez que será composto pelos principais representantes dos processos de trabalho, terá a legitimidade na execução das ações e programas a serem implementadas e, consequente, maior comprometimento das pessoas envolvidas nas mudanças.

Dentre os seus objetivos técnicos: consolidar o emprego das ferramentas de Diagrama de Causa –Efeito, Priorização e Plano de Ação (5W2H) na cultura organizacional de resultados da  empresa cliente visando um padrão reconhecido por todos na busca da maior eficiência na execução das atividades. Esse padrão tem o seu suporte na associação de modernos métodos gerenciais como o Design Thinking, com outros tradicionais como o Lean Manufacturing, Gestão da Qualidade e Inovação, BSC (Balanced Scorecard) e Melhoria Contínua (KAIZEN).

Dessa forma, o Planejamento Estratégico não fica apenas no acompanhamento do realizado (PASSADO), mas na orientação das ações que vão acontecendo, de acordo com os limites e objetivos definidos, de cada área ou gestor, como forma de perseguir as metas (FUTURO) alinhadas nas equipes e, sobretudo, acompanhando e atualizando as variações existentes no dia a dia organizacional (PRESENTE).

Prof. Dr. Márcio Bambirra Santos