Trabalhar Sozinho ou Trabalhar em Equipe?
“Na verdade, eu prefiro trabalhar sozinho”, alguns dirão!
“Trabalhar dependendo de outras pessoas dificulta o processo, pois há dependência de outros profissionais para alcançar o resultado esperado.”
Tá bom! Concordo, que trabalhar em equipe, às vezes, é complicado mesmo. Várias cabeças diferentes, com pontos de vistas diferentes trabalhando junto. É possível que conflitos aconteçam, divergências de ideias e até sabotagem.
No entanto, vamos questionar: como uma empresa sobreviverá, sem um trabalho em equipe eficaz? O trabalho em equipe é indispensável para que a organização alcance seus objetivos, obtenha resultados e siga no processo de melhoria contínua no mercado em que está inserida.
Atenção! A falta de trabalho em equipe, nem sempre é um problema do sujeito. Percebo que várias empresas cobram o trabalho em equipe, porém não oferecem as condições adequadas para que aconteça…
Estas condições são:
. ter objetivos claramente definidos;
. passar uma mensagem sobre a expectativa do trabalho dos colaboradores;
. dar retorno sobre o desempenho, o famoso “feedback”;
. fornecer os recursos solicitados e
. apoiar os líderes de equipe.
Quando a empresa não oferece as condições adequadas, é melhor trabalhar sozinho mesmo!
Vou contar um caso para você de uma empresa cliente na área da saúde.
A empresa tinha um bom problema de comunicação, trabalho em equipe e liderança. A LEAD Empresarial foi contratada para dar alguns cursos de capacitação a seus funcionários.
Sempre antes de entrar na empresa para oferecer um curso in company, nós da LEAD Empresarial gostamos de conhecer a organização, conversar com seus funcionários, conhecer a cultura organizacional para que possamos customizar o treinamento.
O processo foi o mesmo: captação, venda, analise de cenário, curso.
Ao fazer a analise de cenário, percebemos que o problema era outro, não iria adiantar nada dar capacitação, se empresa não oferecesse as condições adequadas para solucionar os problemas. Conversamos com os gestores e oferecemos um trabalho de consultoria.
Porém, o cliente insistiu e solicitou o treinamento.
Bom… ministramos os cursos. Modéstia a parte, os cursos que ministramos são ótimos, todos adoraram saíram felizes e realizados, a avaliação de reação UAU! Excelente!! Avaliação de apreensão, sensacional.
Porém, a avaliação de eficácia péssima. Ou seja, nada mudou! A empresa continuou a não oferecer as condições adequadas para um trabalho em equipe. Dar capacitação e não oferecer condições e como você pedir a um vendedor externo para visitar um cliente sem oferecer o transporte.
Atenção, muitas vezes, a ausência do trabalho em equipe não se soluciona com treinamento e sim com melhorias nas condições de trabalho.
Profa. MSc. Sara Bambirra