O que o seu corpo fala durante uma entrevista?
Quer você queira ou não, o seu corpo transmite muitos recados em uma entrevista de emprego que impactam o entrevistador.
A boa notícia que conseguimos evitar alguns recados indesejáveis, sem sacrificar a sua espontaneidade.
Compartilho com você algumas dicas para demonstrar calma e confiança, sem deixar você como um boneco!
- Cumprimente todos com um leve sorriso
Ao entrar na sala, o primeiro recado que você passa está no seu rosto. Sorrir suavemente para todos os presentes denota segurança e simpatia.
Pode parecer bobagem, mas o sorriso é uma arma poderosíssima para criar um vínculo interpessoal imediato.
- Atenção aos apertos de mão
A forma de trocar um aperto de mão contém muito mais mensagens do que você imagina. Por exemplo, quando você recebe um cumprimento com “mão frouxa”, qual a sua percepção?
Uma vez participei de um processo seletivo e fui aprovada, o feedback que recebi do entrevistador foi: o seu aperto de mão me marcou, transmitiu confiança e segurança.
Alie ao seu sorriso um aperto de mão firme, mas não apertado. Tente colocar a sua mão na posição vertical durante o cumprimento.
- Mantenha a coluna reta
Quando você está sentado, o ideal é manter as costas eretas ou ligeiramente inclinadas na direção do outro. Essa postura denota equilíbrio e interesse na situação. Não recoste na cadeira! Esta posição demonstra que você está na defesa e, talvez, não gostou do que foi dito. Não agarre os braços da cadeira! Nesta posição você pode transmitir ansiedade, tensão e insegurança.
- Faça contato visual nas horas certas
Procure fazer contato visual durante 70% do tempo, principalmente, ao fazer ou responder a uma pergunta. Mas, cuidado para não exagerar na dose, caso contrário o entrevistador poderá se sentir desconfortável e constrangido.
- Tenha uma expressão facial neutra
Finja que você está jogando poker. Mantenha uma expressão facial serena e confiável. Porém, não congelada. Evite fazer caretas, quer seja contando um episodio agradável ou desagradável. Prese pelo equilíbrio.
- Elimine hábitos que denotem nervosismo
Na hora da entrevista, evite mexer no celular, roer unhas, estalar dedos, morder a ponta de uma caneta ou brincar com colares, relógios e pulseiras. Geralmente, candidatos que não conseguem manter as mãos em repouso durante a conversa são frequentemente percebidos como inseguros e ansiosos.
- Gesticule enquanto fala (sem exagerar)
As suas mãos não precisam ficar completamente paradas durante a entrevista. Gestos são permitidos – e até aconselháveis – caso acrescentem expressividade à sua fala.
Atenção do gesticular demais! Você poderá tirar a atenção do recrutador sobre a sua fala e transmitir uma ideia de que você é uma pessoa pouco equilibrada, muito teatral.
- Faça movimentos discretos de concordância com a cabeça
É importante fazer pequenos sinais de concordância com a cabeça enquanto o outro fala, demonstra interesse e facilita a conexão pessoal com o entrevistador.
- Não cruze os braços
Cruzar os braços denota impaciência e pode causar a impressão de que você está querendo se defender do outro.
- Deixe a bolsa ao lado
Vai levar uma bolsa ou pasta para a entrevista? Carregue-a sempre ao lado do corpo. Ao se sentar, evite colocar a bolsa a frente do corpo, como uma barreira entre você e o recrutador. Abraçar a bolsa que está no colo, piorou! Essa posição transmite uma impressão de insegurança e ansiedade, pois deixa claro que está tentando se proteger e disfarçar o nervosismo.
- Saia da sala de forma confiante
A conversa terminou? Levante-se com calma, dê um último aperto de mão no entrevistador e retire-se. Se a porta estava fechada quando você entrou, é importante fechá-la. Não esqueça de olhar o entrevistador e dar um último sorriso.
Lembre-se essas orientações é para auxiliar na sua entrevista e não para deixar você se movimentando como um fantoche!
Sucesso!!
Referência bibliográfica: GASPARINI, Claudia. 12 Truques de linguagem corporal para entrevista de emprego. Revista Exame. Set. 2016. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/12-truques-de-linguagem-corporal-para-entrevistas-de-emprego/>
Claudia Torres
31/08/2018 em 00:02Esse conteúdo realmente me fez pensar de outro maneira em relação a isso. Estava pesquisando e encontrei esse site, valeu mesmo a pena. Grata!