Como gerenciar a minha transição de carreira?
Acompanho alguns profissionais em transição de carreira, na minha rotina profissional como Coach. A cada dia, eu confirmo o aumento da insatisfação das pessoas com seus trabalhos e carreiras.
Aproximadamente 2 semanas atrás, publiquei um vídeo apresentando um dado da impactante: 74% dos brasileiros estão insatisfeitos com o trabalho (Pesquisa Randstad, 2016). Porém, 40% não sabem o que fazer para mudar para mudar essa realidade.
A transição de carreira é um desafio e tanto para qualquer pessoa. Sair da zona de conforto, deixar aquilo que conhecemos em busca do novo e desconhecido não é fácil. Mas muito pior é passar dias, meses, anos sem fazer o que realmente nos realiza.
A vida é muito curta para viver esperando os finais de semana!
Escrevi este artigo contendo 5 dicas para ajudar a você a refletir sobre a sua possível transição de carreira e realização profissional.
1)Descobrir o motivo da sua insatisfação
É fundamental investigar qual o real motivo da insatisfação profissional. Somente, identificando o problema, poderá agir com precisão.
Por exemplo, se você gosta da sua área de atuação, mas não gosta do seu cargo e das atividades que você desempenha. A sua transição de carreira pode ocorrer na busca por uma nova função ou atividade dentro da sua área.
Já se você não gostar nem da sua área, nem do seu trabalho, sua transição de carreira deverá ser focada em encontrar algo novo. Talvez, aquele sonho que você abandonou…
Reúna os reais motivos da insatisfação. Esse é o momento de ser honesto consigo mesmo!
2)Pratique o autoconhecimento
Se você não se conhece, você não consegue escolher uma carreira e um trabalho que realize seus objetivos.
Antes de qualquer decisão, se conheça verdadeiramente. Questione-se:
- Qual tipo de ambiente de trabalho você gosta?
- Prefere trabalhar sozinho ou em equipe?
- O que motiva você?
- O que você gosta de fazer?
- Trabalhar de maneira autônoma parece interessante?
- Empreender pode ser uma opção?
Se quiser aprofundar no autoconhecimento, sugiro o mapeamento do perfil profissional.
3)Entre em ação
A insatisfação imobiliza, consome toda a energia. É natural ficar paralisado sem saber o que fazer. Porém, se você não fizer nada, não haverá resultados.
Busque por carreiras que você poderia explorar, estude sobre elas, converse com profissionais que já atuam nessas áreas.
Traga suas ideias para o mundo real e perceba como você se sente em relação a elas: Você se sente inspirado? Empolgado? Você seria feliz fazendo essas atividades diariamente?
Se a resposta for SIM para essas perguntas é sinal de que você está no caminho certo.
4)Planeje financeiramente a sua transição
Pode ser uma mudança de área, ou uma mudança para algo totalmente novo, ou uma mudança de empresa. Você precisa se planejar financeiramente!
Crie um fundo de reserva para que possa investir no seu sonho.
Faça uma lista de todos os seus custos mensais e analise o que você pode cortar para investir na sua nova vida. Comece todo mês destinar um valor para sua nova vida.
5)Acredite em você
Parece simples, porém não é fácil!
Ao longo da nossa vida passamos por situações desafiadoras e, às vezes, as coisas não acontecem como desejamos. Acabamos duvidando da nossa capacidade e de todo potencial que temos.
Quando isso acontece passamos acreditar que não somos capazes de realizar os nossos sonhos.
É hora de voltar a acreditar em você e no seu potencial.
É hora de rever tudo que você já conquistou e realizou na sua vida e acreditar que você pode realizar o que você quiser.
Experimente acreditar em você todos os dias.
Referência bibliográfica: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/5-dicas-praticas-para-fazer-uma-transicao-de-carreira/103937/
Profa. MSc. Sara Bambirra