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29/11/2017

Os 5 pilares da Liderança

O Programa de Desenvolvimento de Líderes “Os 5 pilares da Liderança” da LEAD Empresarial está com quase 1 década. Já foi disseminado em várias empresas, virou mini cursos, palestras e até conteúdo de sala de aula.

E você sabe como orientar, conduzir e inspirar a sua equipe?

Os pilares da liderança poderão auxiliar você nesta empreitada.

1o Pilar: Caráter

Palavra difícil de conceituar em momentos que sua presença é tão rarefeita.

Para auxiliar nessa difícil definição, solicito ajuda a outros conceitos não menos abstratos: integridade e credibilidade.

Para facilitar essa missão, lanço as perguntas:

  • Você é a favor da criação de uma imagem ao invés da criação da integridade?
  • Você toma decisões que possam beneficiar terceiros, quando outra opção o beneficiaria?
  • Você reconhece prontamente os esforços e contribuições dos outros para o seu sucesso?
  • Suas palavras correspondem a suas ações?

 

2o Pilar: Competência

Saber alinhar conhecimento, habilidade e, principalmente, atitude.

Competência = Conhecimento + Habilidade + Atitude.

A competência de um líder que o diferenciará um chefe.

Aprecio muito a passagem do livro “Developing The Leader Within You” de Maxwell, publicado em 1993:

 

O chefe pressiona seus subordinados; o líder treina-os.

O chefe depende da autoridade; o líder da boa vontade.

O chefe inspira medo; o líder inspira entusiasmo.

O chefe diz, “eu”; o líder, “nós”.

O chefe atribui a alguém a culpa do colapso; o líder sai do colapso.

O chefe sabe como é feito; o líder mostra como é feito.

O chefe diz “vá”; o líder diz “vamos!”

 

Considero que as principais atitudes que posicionam o chefe como líder são 9: delegar, ousar, trabalhar em equipe, focar em objetivos, ter visão de futuro, priorizar, dar feedback, criar, inspirar.

 

3o Pilar: Foco em Resultado

Costumo brincar com a cruel realidade: Os líderes só estão verdadeiramente liderando quando geram resultados financeiros para a empresa.

A principal missão do líder é gerar resultado!

E resultado demanda 10 componentes: iniciativa, desempenho, melhoria contínua, cumprimento de metas, qualidade, visão sistêmica do negócio, tomada de decisão, agilidade e segurança.

 

4o Pilar: Capacidade de se relacionar bem

O relacionamento interpessoal é o grande diferencial do líder.

Um bom relacionamento interpessoal demanda:

  • Comunicar-se de forma intensa e produtiva;
  • Inspirar os outros a melhorar o desempenho;
  • Estabelecer uma relação de confiança;
  • Ajudar no desenvolvimento da equipe;
  • Colaborar e desenvolver equipes fortes.

 

5o Pilar: Aptidão para implementar mudança

Pleonasmo necessário: “Tudo muda o tempo todo.”

Portanto, o líder precisa ser resiliente, ser capaz de se adaptar as mudanças e saber como conduzir sua equipe a mudança.

Para direcionar a sua equipe de forma eficaz é necessário:

  • Ajudar a sua equipe a entender o que está acontecendo;
  • Fazer com que se sintam comprometidos com a mudança.

 

Prontos para orientar, educar e estimular a sua equipe de trabalho a persistir na busca por melhores resultados?