Qual a influência do mercado de trabalho no nosso bem-estar?
por Sara Bambirra, 25/05/2017
O mercado de trabalho reflete o que se passa no cenário econômico. No último trimestre, encerrado em fevereiro de 2017, a taxa de desemprego subiu de 11,9% para 13,2% (IBGE). O País ganhou mais 1,415 milhão de desempregados, enquanto 864 mil postos de trabalho foram fechados. Essa é a taxa de desocupação mais alta desde o início da série histórica (em 2012).
Os profissionais, mesmo os mais jovens, conhecidos por sua inquietude, temem o desemprego. Esse é o segundo maior temor entre eles, ficando somente atrás da criminalidade. De acordo com uma pesquisa realizada pela Consultoria Deloitte (2017), a Geração Millennials (nascidos entre 1982 e 1998), com hábitos de mudar constantemente de emprego em busca por novos desafios, mudou de postura: em 2016, 44% dos pesquisados pensavam em mudar de emprego, já em 2017, esse número caiu para 38%. Os pesquisadores afirmam que o choque recentemente vivido por esta geração gerou a busca por estabilidade.
Paralelamente a instabilidade econômica, cresce o número de casos de depressão e ansiedade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão afeta 5,8% da população brasileira, e a ansiedade, 9,3%.
Diversas pesquisas, realizadas nos últimos anos nas universidades brasileiras, verificaram o impacto da crise econômica na saúde mental dos trabalhadores. As conclusões são similares: os trabalhadores em situação de desemprego padecem com maior frequência e intensidade de deterioração do bem-estar físico e psicológico, apresentando quadros de depressão, ansiedade, rebaixamento da autoestima, estado de ânimo e humor reduzidos, estresse, sentimento de vergonha, distúrbio do sono, sentimento de insatisfação com a vida, dificuldades cognitivas e dificuldades de relacionamento familiar.
O que podemos fazer diante desse cenário? Não conseguimos mudar o contexto econômico brasileiro, porém podemos cuidar e zelar por nossos familiares e amigos, buscando ajuda e orientação para o seu bem-estar físico e psicológico.