O Grande Temor do Feedback
Muitos líderes possuem receio em dar…
Muitos colaboradores possuem receio em receber…
O principal objetivo deste artigo é acabar definitivamente com esses receios. Vamos esclarecer as principais dificuldades sobre o tema.
- O que é feedback?
Feedback é uma ferramenta simples e poderosa, amplamente utilizada no ambiente organizacional, visando promover o desenvolvimento contínuo dos colaboradores.
O feedback é uma retroalimentação ou validação de processos, comportamentos, atitudes, que pode ser realizado por líderes ou liderados.
Quando bem utilizado, o feedback é um combustível acelerador que promove o crescimento de todos.
- Qual o objetivo do feedback?
O principal objetivo do feedback é auxiliar no desenvolvimento da pessoa que o recebe. Jamais deverá ter uma conotação punitiva ou que possa denegrir a imagem do funcionário, principalmente diante de seus colegas de trabalho.
- Quais os tipos de feedback?
. Feedback Positivo:
Utilizado para destacar pontos positivos, enfatizar os acertos do profissional e estimular a continuidade do comportamento positivo.
O feedback positivo não deve se restringir a elogios, e sim ressaltar aspectos como produtividade, motivação, foco e outros fatores que contribuem para a potencialização dos resultados.
. Feedback Negativo
O principal objetivo é sinalizar melhorias na prática do colaborador, de forma construtiva e orientando para uma prática melhoria, com foco no desenvolvimento do colaborador.
Ao oferecer o feedback negativo sugiro utilizar a técnica do “Feedback Sanduíche”:
1º Passo: “O pão”
Destaque os pontos positivos do profissional. É importante que esses pontos estejam relacionados com as atitudes ou características que ajudam no processo da empresa.
O elogio precisa ser sincero, específico e bem descritivo.
2º Passo: “O Recheio”
Após o elogio, é hora de apresentar os pontos que precisam ser melhorados.
Evite iniciar essa parte com expressões como: mas ou porém. Elas podem fazer com que a pessoa que esteja recebendo o feedback sinta que o seu elogio não foi sincero.
Além disso, foque em falar sobre o comportamento e não a pessoa.
Seja objetivo e específico, sem ser rude. Traga fatos concretos para que a pessoa assimile o seu feedback.
Mostre-se disposto a ajudar a contornar a situação.
3º Passo: “Outro pão”
Termine fortalecendo as qualidades que podem ajudar com que o seu liderado chegue nos resultados que você espera.
- Devo dar mais feedback positivos ou negativos?
O estudo de Marcial Losada, demostra a proporção de interações positivas para interações negativas para que possamos mudar o comportamento de um sujeito.
Percebemos que o alcançamos o ápice da curva quando damos de 6 a 8 feedbacks positivos para 1 negativo.
Portanto, se você deseja melhorar o desempenho da sua equipe de trabalho, mescle feedbacks positivos e negativos.
Figura 2: Estudo de Marcial Losada
- Mas, como dar feedback?
Esses 8 passos ajudarão você:
1) Escolha um momento e local livre de interrupções e reservado.
2) Inicie levantando e valorizando os pontos positivos e seus impactos.
3) Ao falar sobre os pontos negativos e seus impactos, cite situações específicas.
4) Seja descritivo e específico – foque no comportamento e não na pessoa (não faça julgamento de valor).
5) Direcione o feedback para comportamentos que o profissional possa modificar.
6) A cada ponto colocado, procure entender como o receptor se percebe em relação ao mesmo, buscando sempre construir um raciocínio conjunto.
7) Sugira comportamentos alternativos e mostre benefícios.
8) Coloque-se à disposição para retomarem algum ponto depois, se necessário. Às vezes um feedback pode demorar para ser assimilado.
- E como receber o feedback?
Verdade…
Receber, também, causa temor em muitos profissionais…
Principalmente, quando conhecemos a rigidez do líder que irá oferece-lo.
Algumas orientações:
1) Evite posturas defensivas ou contestações.
2) Ouça atentamente os motivos e a argumentação utilizada.
3) Pergunte sempre que necessário. Esclareça suas dúvidas.
4) Garanta que compreendeu as expectativas do seu gestor .
5) Se possível, antes do feedback reflita sobre seus comportamentos. O que fez bem? O que pode fazer melhor?
6) Peça sugestões para melhorar.
7) Tenha confiança e respeito pelo emissor do feedback.
8) Não se sinta invadido ou tolhido. Lembre-se de que é um processo de desenvolvimento e o saldo deverá ser positivo.
Lembre-se sempre:
O feedback é um presente! Não tema em oferecer!
Referências:
. http://exame.abril.com.br/carreira/as-regras-de-ouro-para-encarar-a-hora-do-feedback-sem-surtar/
. https://www.jrmcoaching.com.br/blog/saiba-o-que-e-feedback/
. https://facil123.com.br/blog/tecnica-sanduiche-feedback/
Sara Bambirra
Psicóloga, pós-graduada em “Gestão e Tecnologia da Qualidade”, mestre em “Educação Tecnológica”, formação em “Business e Executive Coaching”. Profissionalmente, atua como Mentora de Carreira e Consultora em Gestão de Pessoas pela LEAD Empresarial. Na academia é professora universitária da PUCMinas e Faculdade UNIMED.