Liderar, Como?
Neste mundo V.U.C.A as competências necessárias a um líder mudam constantemente. É essencial estarmos atento as mudanças do ambiente externo, do ambiente corporativo e buscar melhoria contínua. Porém, como desenvolver essas atitudes continuamente?
Vou separar esse artigo em duas partes para refletirmos: (1) competências de um líder e (2) desenvolvimento de competências.
Competências de Um Líder
Certamente você conhece a sigla CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude. Correto? Caso seja novidade para você segue abaixo uma breve explicação:
Figura 1: CHA / Fonte: AdminConcursos
Você pode ter conhecimento. Você pode saber como aplicá-los. Porém, o líder só será competente se tiver atitude. Ou seja, se colocar em prática seus conhecimentos e habilidades.
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Robert Half (2017), as principais competências de um líder são:
1. Melhoria Contínua: busque sempre se atualizar;
2. Confie em você mesmo: acredite que você é capaz;
3. Treine: dedique-se a praticar os novos aprendizados;
4. Inspire confiança: ninguém segue em uma pessoa que não transmite confiança;
5. Foco no futuro: a visão clara do futuro, mantém os líderes fieis a uma causa, a um propósito.
6. Domine seus medos: todas as pessoas têm medos, a diferença é que alguns conseguem dominá-los, enquanto outros são dominados pelo medo.
7. Equilíbrio entre conhecimento e relacionamento: o conhecimento possibilitará o alcance do objetivo proposto, enquanto o relacionamento ampliam suas possibilidades e a capacidade de agregar valor e resultados ao meio.
8. Conquiste seguidores: você perceberá que tem pessoas seguindo suas idéias e auxiliando a alcançar o objetivo proposto, portanto você é um líder!
Muitos ainda acreditam que a liderança é uma característica nata e difícil de ser desenvolvida, porém não é verdade! Qualquer pessoa pode se tornar um líder extraordinário, se tiver disciplina para desenvolver competências.
Desenvolvimento das Competências de Um Líder
Voltamos a sigla CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude. Vamos verificar como desenvolver cada componentes, visando o ganho de competência.
Conhecimento
Conhecer é saber. Podemos ganhar conhecimento de diversas formas: ler um livro, assistir a uma aula, ver um filme, visita guiada, dentre outros tantos.
Porém, só conhecimento não basta, se não soubermos como colocá-los em prática…
Habilidade
A habilidade é a aptidão para executar o conhecimento, ou seja, colocá-lo em prática. A habilidade pode ser desenvolvida por meio de oficinas práticas, estudo de casos, simulações, treinamento “on the job, etc.
Porém, a ter conhecimento e habilidade não são suficientes no mundo corporativo. Precisamos de atitude.
Atitude
Atitude é o despertar da consciência e a materialização do propósito. Há boas alternativas para desenvolver a atitude, por exemplo coaching, mentoring, vivências, assessments, dentre outros.
Mas, também, não basta ter atitude, sem conhecimento e habilidade. Caso contrário, o profissional irá se movimentar, porém sem sair do lugar.
A união de conhecimentos, habilidades e atitudes tornam um líder extraordinário.
Referência Bibliográfica:
HALF, Robert. 10 competências de um líder que são essenciais. Out/2017. Disponível em : <https://www.roberthalf.com.br/blog/carreira/10-competencias-de-um-lider-que-sao-essenciais> Acesso 6 Mai 2019
ROITMAN, Alberto. Dicas práticas para você desenvolver qualquer competências. Mai/2019. Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/dicas-práticas-para-você-desenvolver-qualquer-alberto-roitman/> Acesso 6 Mai 2019
Sara Bambirra
Psicóloga, pós-graduada em “Gestão e Tecnologia da Qualidade”, mestre em “Educação Tecnológica”, formação em “Business e Executive Coaching”. Profissionalmente, atua como Mentora de Carreira e Consultora em Gestão de Pessoas pela LEAD Empresarial. Na academia é professora universitária da PUCMinas e Faculdade UNIMED.