Close

Liderar, Como?

Neste mundo V.U.C.A as competências necessárias a um líder mudam constantemente. É essencial estarmos atento as mudanças do ambiente externo, do ambiente corporativo e buscar melhoria contínua. Porém, como desenvolver essas atitudes continuamente?

Vou separar esse artigo em duas partes para refletirmos: (1) competências de um líder e (2) desenvolvimento de competências.

Competências de Um Líder

Certamente você conhece a sigla CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude. Correto? Caso seja novidade para você segue abaixo uma breve explicação:

Figura 1: CHA  / Fonte: Admin Concursos

Figura 1: CHA / Fonte: AdminConcursos

 

Você pode ter conhecimento. Você pode saber como aplicá-los. Porém, o líder só será competente se tiver atitude. Ou seja, se colocar em prática seus conhecimentos e habilidades.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Robert Half (2017), as principais competências de um líder são:

1. Melhoria Contínua: busque sempre se atualizar;

2. Confie em você mesmo: acredite que você é capaz;

3. Treine: dedique-se a praticar os novos aprendizados;

4. Inspire confiança: ninguém segue em uma pessoa que não transmite confiança;

5. Foco no futuro: a visão clara do futuro, mantém os líderes fieis a uma causa, a um propósito.

6. Domine seus medos: todas as pessoas têm medos, a diferença é que alguns conseguem dominá-los, enquanto outros são dominados pelo medo.

7. Equilíbrio entre conhecimento e relacionamento: o conhecimento possibilitará o alcance do objetivo proposto, enquanto o relacionamento ampliam suas possibilidades e a capacidade de agregar valor e resultados ao meio.

8. Conquiste seguidores: você perceberá que tem pessoas seguindo suas idéias e auxiliando a alcançar o objetivo proposto, portanto você é um líder!

Muitos ainda acreditam que a liderança é uma característica nata e difícil de ser desenvolvida, porém não é verdade! Qualquer pessoa pode se tornar um líder extraordinário, se tiver disciplina para desenvolver competências.

Desenvolvimento das Competências de Um Líder

Voltamos a sigla CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude. Vamos verificar como desenvolver cada componentes, visando o ganho de competência.

Conhecimento

Conhecer é saber. Podemos ganhar conhecimento de diversas formas: ler um livro, assistir a uma aula, ver um filme, visita guiada, dentre outros tantos.

Porém, só conhecimento não basta, se não soubermos como colocá-los em prática…

Habilidade

A habilidade é a aptidão para executar o conhecimento, ou seja, colocá-lo em prática. A habilidade pode ser desenvolvida por meio de oficinas práticas, estudo de casos, simulações, treinamento “on the job, etc.

Porém, a ter conhecimento e habilidade não são suficientes no mundo corporativo. Precisamos de atitude.

Atitude

Atitude é o despertar da consciência e a materialização do propósito. Há boas alternativas para desenvolver a atitude, por exemplo coaching, mentoring, vivências, assessments, dentre outros.

Mas, também, não basta ter atitude, sem conhecimento e habilidade. Caso contrário, o profissional irá se movimentar, porém sem sair do lugar.

A união de conhecimentos, habilidades e atitudes tornam um líder extraordinário.

Referência Bibliográfica:

HALF, Robert. 10 competências de um líder que são essenciais. Out/2017. Disponível em : <https://www.roberthalf.com.br/blog/carreira/10-competencias-de-um-lider-que-sao-essenciais> Acesso 6 Mai 2019

ROITMAN, Alberto. Dicas práticas para você desenvolver qualquer competências. Mai/2019. Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/dicas-práticas-para-você-desenvolver-qualquer-alberto-roitman/> Acesso 6 Mai 2019

 

Sara Bambirra

Psicóloga, pós-graduada em “Gestão e Tecnologia da Qualidade”, mestre em “Educação Tecnológica”, formação em “Business e Executive Coaching”. Profissionalmente, atua como Mentora de Carreira e Consultora em Gestão de Pessoas pela LEAD Empresarial. Na academia é professora universitária da PUCMinas e Faculdade UNIMED.