Dicas de Como se Sair Bem em Uma Entrevista de Emprego
entrevista com Sara Rios Bambirra
por Raquel Moreno
Ano novo, vida nova e emprego novo. Para muitos brasileiros que estão à procura de emprego, o ano que se inicia renova as esperanças, é o começo de um novo ciclo e a oportunidade de finalmente ter sua carteira de trabalho assinada. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil fechou o ano com mais de 12 milhões de brasileiros sem emprego.
Para quem está à procura, a professora da Estácio Sara Bambirra, especialista em empregabilidade, consultora em gestão de pessoas e coach de carreira, ensina algumas dicas de como buscar novas oportunidade e se sair bem em entrevistas:
“Antes de tudo, é importante aproveitar o período do seguro desemprego para se capacitar e assim gerar mais oportunidades. Busque atualização em algum curso, como de informática ou línguas”, orienta Sara.
O envio do currículo é parte fundamental neste momento. “Atualize seu CV e envie por e-mail, mas entregue também o documento pessoalmente na empresa, pois isto será visto com bons olhos e demonstra interesse”, explica a profissional.
O networking também é importante nessas horas. “Ative seus contatos, comunique a eles que você está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Fazer networking não é sinônimo de ser interesseiro, mas tenha o hábito de cultivar seus relacionamentos profissionais regularmente”, afirma Bambirra.
“Fique de olho nos classificados dos jornais, sites de emprego e sites das empresas que costumam ter a seção “trabalhe conosco”, alerta a professora.
Esteja preparado para uma entrevista de emprego:
“Primeiramente, pesquise sobre a empresa que você almeja um cargo, para conhecer seus valores, missão, e repense algumas situações nas quais você desempenhou seu papel, qual foi sua atitude, quais foram os desafios, como você se saiu e o que aprendeu. Essa dica é importante na hora que o entrevistador perguntar a você algumas situações de trabalho sob pressão ”, .
“Durante a entrevista, é sempre importante mostrar resultados. Apresentar suas realizações, suas conquistas e contribuições efetivas”, esclarece.
“Esteja preparado para perguntas que soem estranhas, porque elas podem ser feitas para testar seu raciocínio lógico.” Outra questão que frequentemente aparece nas entrevistas é “por que você quer trabalhar aqui?”. “Por mais que pareça uma pergunta boba, ela serve para identificar se os seus valores estão alinhados aos da empresa.”
“O candidato também ganha pontos na entrevista se fizer perguntas que mostrem ele pesquisou sobre a empresa e tem interesse pela vaga.” Mas Sara enfatiza que as perguntas devem ser pertinentes à vaga.
“Se você está nas mídias sociais, certamente o recrutador já olhou o que você anda fazendo por lá. Por isso, pense antes de postar qualquer coisa. Vale lembrar que a vida virtual não é diferente da real, o que você faz ou fala nas redes sociais reflete o seu comportamento na vida real.”
“Jamais conte mentiras, por menor ou mais inocente que ela possa parecer. Qualquer deslize será percebido pelo recrutador.”
“Cuidado com a roupa! Use uma que você se sinta bem, mas discreta, neutra e de formas simples.”