Os 5 pilares da Liderança
O Programa de Desenvolvimento de Líderes “Os 5 pilares da Liderança” da LEAD Empresarial está com quase 1 década. Já foi disseminado em várias empresas, virou mini cursos, palestras e até conteúdo de sala de aula.
E você sabe como orientar, conduzir e inspirar a sua equipe?
Os pilares da liderança poderão auxiliar você nesta empreitada.
1o Pilar: Caráter
Palavra difícil de conceituar em momentos que sua presença é tão rarefeita.
Para auxiliar nessa difícil definição, solicito ajuda a outros conceitos não menos abstratos: integridade e credibilidade.
Para facilitar essa missão, lanço as perguntas:
- Você é a favor da criação de uma imagem ao invés da criação da integridade?
- Você toma decisões que possam beneficiar terceiros, quando outra opção o beneficiaria?
- Você reconhece prontamente os esforços e contribuições dos outros para o seu sucesso?
- Suas palavras correspondem a suas ações?
2o Pilar: Competência
Saber alinhar conhecimento, habilidade e, principalmente, atitude.
Competência = Conhecimento + Habilidade + Atitude.
A competência de um líder que o diferenciará um chefe.
Aprecio muito a passagem do livro “Developing The Leader Within You” de Maxwell, publicado em 1993:
O chefe pressiona seus subordinados; o líder treina-os.
O chefe depende da autoridade; o líder da boa vontade.
O chefe inspira medo; o líder inspira entusiasmo.
O chefe diz, “eu”; o líder, “nós”.
O chefe atribui a alguém a culpa do colapso; o líder sai do colapso.
O chefe sabe como é feito; o líder mostra como é feito.
O chefe diz “vá”; o líder diz “vamos!”
Considero que as principais atitudes que posicionam o chefe como líder são 9: delegar, ousar, trabalhar em equipe, focar em objetivos, ter visão de futuro, priorizar, dar feedback, criar, inspirar.
3o Pilar: Foco em Resultado
Costumo brincar com a cruel realidade: Os líderes só estão verdadeiramente liderando quando geram resultados financeiros para a empresa.
A principal missão do líder é gerar resultado!
E resultado demanda 10 componentes: iniciativa, desempenho, melhoria contínua, cumprimento de metas, qualidade, visão sistêmica do negócio, tomada de decisão, agilidade e segurança.
4o Pilar: Capacidade de se relacionar bem
O relacionamento interpessoal é o grande diferencial do líder.
Um bom relacionamento interpessoal demanda:
- Comunicar-se de forma intensa e produtiva;
- Inspirar os outros a melhorar o desempenho;
- Estabelecer uma relação de confiança;
- Ajudar no desenvolvimento da equipe;
- Colaborar e desenvolver equipes fortes.
5o Pilar: Aptidão para implementar mudança
Pleonasmo necessário: “Tudo muda o tempo todo.”
Portanto, o líder precisa ser resiliente, ser capaz de se adaptar as mudanças e saber como conduzir sua equipe a mudança.
Para direcionar a sua equipe de forma eficaz é necessário:
- Ajudar a sua equipe a entender o que está acontecendo;
- Fazer com que se sintam comprometidos com a mudança.
Prontos para orientar, educar e estimular a sua equipe de trabalho a persistir na busca por melhores resultados?