Objetivos:
Propiciar aos participantes a aplicação dos principais conceitos sobre marketing de relacionamento, evolução do endomarketing, posicionamento (produto, mercado e empresa), comportamento do consumidor, estratégias voltadas ao marketing (produto, preço, praça e prazo), problemas e soluções, ferramentas do marketing e negociação.
Programa/Ementa:
1 - Comunicação e Vendas para um Marketing de Resultados:
Introdução aos conceitos de Marketing; base de clientes; intensidade da relação com o mercado; principais indicadores de desempenho (FNQ); mapa de negócio; alianças estratégicas; avaliação e controle de resultados.
Carga horária: 4 horas
2 - Técnicas de Negociação:
- Elementos fundamentais das negociações;
- Pontos principais de uma negociação;
- Como planejar as negociações;
- Negociação na área de Compras e Suprimentos (simulação);
- Perfil dos negociadores;
- As técnicas e táticas mais utilizadas;
- Ética nas negociações;
- Finanças - Análise de valor - Valor Presente / Valor Futuro / Descontos / Juros Simples e Compostos;
- Debates, exercícios e simulações práticas de negociação.
Carga horária: 12 horas
Metodologia:
Exercícios e trabalho em equipe, simulações computacionais de técnicas com aplicativos da área.